Lucena faz discurso histórico na posse de mais um mandato à frente do SINDLIMP RN

“Vamos salvar a URBANA sim, há muito tempo nós que temos conseguido manter essa empresa aberta”, disse Fernando Lucena durante a posse do mandato para os próximos 4 anos à frente do SINDLIMP RN. O presidente do sindicato eleito em chapa única durante eleição realizada no fim de 2021, fez um discurso onde falou sobre as histórias de conquistas do SINDLIMP RN, como por exemplo a aquisição de uma sede própria, 3 clubes de lazer e esporte no RN, construção de conjuntos habitacionais para os garis e mais outros direitos para os trabalhadores como reajustes salariais, vale alimentação e etc.

O presidente falou sobre o atual e grande desafio de manter a URBANA aberta, que o fez ter motivação para continuar mais um mandato à frente da entidade, mas sobre política garantiu que irá continuar fazendo até o último dia de sua vida e alertou sobre a importância do que vem pela frente nesse ano, que são as eleições presidenciais e a escolha do legislativo, onde priorizou a escolha de representantes de parlamentares que garantam os direitos dos trabalhadores. Lucena fez questão de ressaltar que atualmente apenas 2 deputados federais tem se posicionado do lado do povo. “Infelizmente a grande maioria está do lado do grande capital”, destacou Lucena.

A importância sobre a consciência de classe foi um dos pontos do discurso de Lucena na posse, pois “para muitos, tudo tem sido muito fácil e rápido e não é bem assim, tudo envolve suor e luta”.

Sobre a questão da tentativa de fechamento da URBANA junto à dívida da Receita Federal, Lucena destacou que o sindicato entrou apenas como ouvinte junto ao poder judiciário, já que se tratava da entidade de classe que representava os trabalhadores da companhia e durante o decorrer de tudo o sindicato se tornou parte do processo, se tornando um importante agente na negociação pois sempre apresentou argumentos convincentes aos juízes envolvidos no processo. Muitas vezes desmascarando alguns órgãos e poderes que sempre fizeram de tudo para ver a queda da URBANA, fazendo com que apenas as terceirizadas realizem o papel da limpeza pública na cidade.

Uma das vitórias foi a negociação de R$ 25 milhões de reais referentes ao Fundo de Garantia e com isso nenhum trabalhador da URBANA teve nenhum centavo de Fundo de Garantia atrasado, a expectativa é que tudo esteja em dias dentro do período de 90 dias. O que tratou de um problema histórico que vem desde mandatos anteriores de prefeitos como Micarla de Sousa e outros. A negociação foi sobre 30 anos de Fundo de Garantia.

A ideia é salvar os empregos de todos os companheiros e garantir que todos continuem trabalhando até a hora de se aposentar.

Durante vários momentos do discurso, Lucena se emocionou, um deles foi quando enfatizou que tem lado, do lado do povo, de quem mais precisa, dos mais humildes.