O SINDLIMP RN

O SINDLIMP RN é uma entidade sindical que representa os trabalhadores (as) das  empresas de Limpeza Urbana, como também das empresas de Asseio, Conservação e Higienização do Estado do Rio Grande do Norte.

Desde sua fundação em 30 de novembro de 1988, o SINDLIMP RN atua em defesa dos interesses da categoria de limpeza, asseio, conservação e higienização em todo o território do Rio Grande do Norte. Sempre esteve e estará na linha de frente na luta da classe trabalhadora por melhores condições de vida, trabalho, moradia digna, salários decentes e contra todo tipo de exploração do homem contra o homem.

O SINDLIMP RN representa todos os (as) trabalhadores (as) da Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA; das empresas privadas de limpeza urbana que atuam na capital potiguar e no interior do Estado; como também os (as) que executam seus serviços através das empresas de asseio, conservação e higienização no Rio Grande do Norte, que estão abrangidos por Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho que foram negociados, conquistados e assinados pela direção do SINDLIMP/RN.

O SINDLIMP RN tem como meta chegar ao maior número de municípios do Rio Grande do Norte, com o objetivo de organizar e defender os trabalhadores (as) que executam seus serviços seja na limpeza urbana, como na área de asseio, conservação e higienização.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

No início dos anos de 1980 os trabalhadores da URBANA e das Empresas Terceirizadas da área de Asseio e Conservação do Rio Grande do Norte estavam desmobilizados, sem nenhuma perspectiva de melhorias nas condições de vida e trabalho.

A Associação dos Servidores da URBANA – ASSURB criada em 1982 pela direção da mencionada empresa, para entretenimento começa a mudar de foco em 1986. Fernando Lucena é eleito presidente e com sua diretoria dá início a jornada de lutas, organizando os trabalhadores, para enfrentar e acabar com a exploração e os baixíssimos salários.

O trabalho de mobilização deu resultado: no dia 09 de novembro de 1987, os trabalhadores da URBANA amanheceram em GREVE. Conquistar 84% de reajuste salarial, a implantação do Café da Manhã e o Fardamento foram as principais reivindicações.

A primeira vitória a gente nunca esquece. Começa então, a luta para criar o Sindicato e em 30 de novembro de 1988 o SINDLIP/RN tem sua fundação oficializada.

Trajetória de Lutas e Conquistas

O primeiro Acordo Coletivo de Trabalho foi assinado em março de 1989 com a direção da URBANA. É o início das grandes conquistas: insalubridade de 40%, Fardamentos, Café da Manhã e a certeza da garantia da data base todos os anos.

O primeiro Dia do Gari foi festejado em grande estilo no dia 16 de maio de 1989, na então Casa da Música Popular Brasileira, na Praia do Meio.

Entre os anos de 1992 e 1993 com recursos próprios, o SINDLIMP/RN foi a primeira entidade sindical de trabalhadores do Nordeste brasileiro a construir 98 casas destinadas aos garis filiados.

A primeira Maratona dos Trabalhadores da Limpeza do Rio Grande do Norte, realizada no Dia 1º de maio de 1996.

Inauguração em 21 de dezembro de 1997 do Clube dos Trabalhadores da Limpeza na localidade de Pium, município de Nísia Floresta.

Em 05 de março de 2003, uma quarta-feira de cinzas o Bloco do Gari desfila pela primeira vez pelas ruas da Praia da Redinha.

Reivindicação do SINDLIMP/RN é publicado o Edital do Concurso Público da URBANA, nos dias 15 e 16 de junho de 2005, no Diário Oficial do Munícipio.

Inauguração em 29 de novembro de 2009 do segundo Clube (Área de Lazer) localizado na Rua dos Caboclinhos, no Conjunto Nova Natal, bairro de Lagoa Azul.